Vale mesmo a pena morar nos Estados Unidos?

Como uma imigrante de um país tão almejado e tão falado, eu recebo muitas mensagens em meu perfil do Instagram e até mesmo no Facebook sobre pessoas me perguntando:
Vale mesmo a pena morar nos Estados Unidos?
Eu costumo dizer que muitas pessoas vem para os Estados Unidos achando que a vida aqui é um mar de rosas. Não tem altos e baixos, você trabalha, ganha em dólares e simplesmente faz o que quer da vida com esse dinheiro tão bem falado. Mas a verdade é que não é bem assim. 
Assim como nossa vida no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo, aqui nos Estados Unidos também temos muitas barreiras e perrengues, muitos, principalmente por sermos imigrantes, começando pela língua. Você pode ter feito 10 anos de escola de inglês no Brasil, ser fluente e tudo mais, mas quando você pisar aqui meu amigo, o povo americano não vem com legenda! Eles falam rápido, tem sotaques diferentes, gírias, expressões na qual você só vai entender se começar a "pensar em inglês" e além de tudo eles falam em um tom diferente(principalmente em perguntas). Muitas são as nossas barreiras mas, quem realmente sabe o que quer, quem sabe que barreiras são parte da vida e que elas são normais, que tudo isso já era esperado, eles conseguem sim viver bem! Esse país te oferece muitas oportunidades, vai de você saber aproveitá-las ou não. Vamos ver o que devemos avaliar pra ver se vale a pena ou não:

-Lado Psicológico e Emocional

Sabe aquela velha frase: "Sem sacrifício não há vitória", pois é, aqui você descobre o verdadeiro significado dela!

Aqui você abre mão de tudo, primeiramente da sua zona de conforto, principalmente quem vem sozinho, você sai totalmente fora da casinha e vem para o desconhecido, e a única certeza que você tem é que você não sabe de nada, você não tem ideia do que vai acontecer a seguir, mas você não tem medo de viver ou lidar com o que vier. Quando você muda de país você assina uma ficha de "Seja o que Deus Quiser", " Venha o que vier". E acreditem, isso não é ruim! Como é boa a sensação de se sentir pela primeira vez na vida responsável por você mesmo. Saber que agora é tudo com você. Dá vontade de chamar a mãe? Ô se dá, mas depois de um tempo você percebe que agora é a sua vez de pegar o volante. E essa sensação tem dois lados, o lado bom e o lado ruim: o lado bom é que agora você pode fazer o que quiser da sua vida, você é dona de si mesma! O lado ruim é que agora você pode fazer o que quiser da sua vida, você é dona de si mesma! Isso mesmo, quando chega aquele momento em que geralmente você corria pra alguém e dizia "O que eu faço?", bom, agora é com você queridinha. Seus pais, avós, tios, amigos vão sim continuar te aconselhando, mas quem vai ter que tomar a decisão, pegar toda a culpa e risco é VOCÊ! E é exatamente nesse ponto que eu sempre chego quando alguém me pergunta se vale a pena morar fora do país, eu sempre pergunto: Você está pronto pra isso? Está pronto psicologicamente e fisicamente para cuidar de você mesmo, sofrer com você mesmo, rir com você mesmo, medir todas as decisões e situações antes de fazer alguma coisa? Se a resposta é não pra qualquer uma dessas questões então não, não vale a pena!
Além de todo esse amadurecimento temos também o nosso lado biológico funcionando, temos a complicada "fase de adaptação", ela varia de pessoa pra pessoa, algumas pessoas passam por ela em 3 meses, algumas mais, mas TODAS as pessoas passam pela fase de adaptação. Nesse tempo você vai sentir falta de casa, sentir falta da comida, da família, dos amigos, até das coisas que você mais odiava você vai sentir falta! É bobagem dizer que não. Eu já estive aqui no país 2 vezes, achei que na segunda vez não iria passar pela adaptação de novo e adivinha? Passei de novo! Então entendam que durante esses meses tudo é muito difícil, tudo parece impossível, você quer sair correndo, você se estressa, mas tudo isso passa! Você também vai passar por momentos maravilhosos, momentos em que você diz: "não vou embora nunca mais!", e isso é absolutamente NORMAL! E passa! Então se você quer vir, tenha em mente que você também vai passar por isso, mas tudo é temporário, você vai se acostumar com tudo, só precisa ter paciência!

Bom, chega de lado sentimental! Vamos falar das vantagens e desvantagens financeiras de viver na Terra do Tio Sam!

-Lado Financeiro e Estilo de Vida

Bom, não preciso nem dizer que aqui é o país do consumismo né minha gente?! Aqui você encontra de tudo, compra de tudo, vê de tudo, produtos e lugares! Os Estados Unidos certamente te oferece oportunidades que você não terá no Brasil, aqui você difícilmente verá uma pessoa desempregada ou uma pessoa que se formou em certa área na faculdade e não encontrou trabalho. As mercadorias são mais baratas, são originais, sejam elas roupas, celulares, eletrônicos, carros, como eu disse você encontra de tudo e com certeza com um valor acessível. Então eu diria que a maior vantagem que você tem nos Estados Unidos é um futuro. Aqui se você quiser você luta, estuda, trabalha e faz a sua vida. Você vai conseguir ter sua casa, dar uma vida confortável para sua família, etc...
Aqui as pessoas pagam uma taxa alta de imposto de renda (isso conta como desvantagem, okay?), mas a diferença é que eles recebem o que pagaram de volta. Temos segurança, temos educação gratuita e MUITO boa, as ruas são boas, a lei funciona, e muitas coisas mais. Acho que quanto ao lado financeiro e estilo de vida a única coisa que eu colocaria como maior desvantagem seria a saúde no país. Os planos de saúde são extremamente caros, não tem SUS, você paga por todo e qualquer tipo de consulta, remédio, exame, hospital, tudo é pago e absurdamente caro. Mas, por outro lado, várias empresas tem cobertura ou pelo menos um suporte com plano de saúde individual ou familiar. Então, voltando a questão acima, aqui não é difícil conseguir trabalho, e as empresas geralmente oferecem esse tipo de benefício. Mas, fora isso, no geral o estilo de vida americano é bem mais vantajoso e também mais confortável do que no Brasil.

-Lazer e Entretenimento

Eu vou contar uma coisa pra vocês, eu morei no Brasil por 22 anos da minha vida, e eu conheço pouquíssimas cidades lá, a maioria no mesmo estado em que eu morava, cidades pequenas, e a grande São Paulo, que eu só conheci quando fui tirar meu visto e pegar o avião pra cá. Eu estou aqui nos EUA fazem 10 meses (13 meses contando com a outra vez que visitei os EUA), e eu conheço boa parte da região de Boston/Massachusetts, New York City, Tarrytown/NY, Baltimore/MD, Washington D.C., Alexandria/VA, Vienna/VA, Richmond/VA (minha cidade atual), Nortfolk/VA, Virginia Beach, Miami/FL, Fort Lauderdale/FL, entre outras cidades e estados que já fui. Aqui viagens não são tão caras, e pelo estilo de vida que as pessoas levam você consegue sim ter o seu lazer, você consegue viajar dentro e fora do país, conhecer diferentes cidades e estados. Restaurante é o que não falta nesse país! Comidas de diferentes países, diferentes tipos e sabores. Parques de diversões, temos muitos! 4 estações no ano, neve, chuva, primavera, calor e frio. Shows de todos os cantores que imaginarem, cantores americanos, ingleses, brasileiros, etc.. Aqui você tem uma grande variedade de lazer e entretenimento e como eu disse, devido ao estilo de vida e o lado financeiro você consegue sim aproveitar tudo isso e mais um pouco!

-Resumindo...

Eu não sei vocês, mas no meu modo de ver vale e muito a pena viver neste país, tem seu lado ruim? Com certeza, ficar longe da família, sentir falta do Brasil, trabalhamos muito, temos que nos adaptar com tudo, cuidar de nós mesmos,etc... Mas, aqui você tem como melhorar seu estilo de vida, pode visitar seus pais e parentes, trazê-los pra te visitar, ir onde quiser, conhecer novos lugares, etc... Os americanos no geral são bem na deles, eles cuidam de sua própria vida, eles são muito educados, gentis e a maioria são muito amigáveis. Você vai encontrar sim americanos que odeiam imigrantes, que não vão te tratar bem, mas isso você encontra em qualquer lugar, não é mesmo?! 
Pra mim, aqui nos Estados Unidos nós aproveitamos a vida, trabalhamos muito? SIM, mas em nosso tempo livre também aproveitamos da maneira que achamos melhor e isso não tem preço, além de como eu disse, podermos mostrar isso também para nossos pais e filhos!

Me digam vocês, vale ou não vale a pena viver aqui?

Beijinhos!!!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como me mudei para os Estados Unidos?

Coisas você precisa saber antes de se mudar para os Estados Unidos