Coisas você precisa saber antes de se mudar para os Estados Unidos

Olá minha gente!!
Hoje eu decidi fazer uma listinha das principais coisas que você precisar ter em mente antes de vir morar nos Estados Unidos. São assuntos não muito comentados, mas não deixam de ser importantes!




-Você dificilmente irá morar em uma casa e poderá ter um "colega de quarto".

Sim! Aqui nos Estados Unidos o valor do aluguel é sim um valor alto, tendo como exemplo um apartamento de 1 quarto, sala, cozinha e banheiro por $1.500 dólares em uma cidade mediana. Claro, isso vai variar muito de onde você mora (falarei mais sobre isso no item abaixo), mas no geral, quanto mais perto da cidade grande, mais caro o aluguel. Então, considerando esses valores altos você deve imaginar qual o valor de uma casa de aluguel né minha gente?! Então A MAIORIA das pessoas que vivem aqui moram ou em um apartamento, ou eles alugam uma casa e dividem o aluguel com os "colegas de quarto" ou eles fazem os dois, vivem em um apartamento com mais alguém. Claro que cada um tem o seu quarto, mas eles dividem sim a casa, o banheiro, a cozinha, etc...

-Você vai precisar de carro!

Esse item vai depender muito de onde você vai morar. Por exemplo, se você morar em uma cidade menor, uma cidade considerada média ou nos subúrbios de uma cidade grande, você vai precisar com certeza de um carro. Nós costumamos dizer que fora da cidade você tem uma rodovia principal que te leva para os bairros mais afastados, então provavelmente você não terá um mercado, lanchonete ou coisa do tipo no seu bairro e é impossível ir a pé para o outro baixo porque o que tem entre um bairro e outro são rodovias, e esse é o principal motivo de precisar de carro. Alguns bairros são mais afastados, você precisa dirigir uma distância de às vezes 10 minutos de carro entre um bairro e outro e nesse "entre" você só terá árvores e grama, nada de passeio (passeio porque eu sou de Minas tá gente?!). Agora, se você for morar dentro da cidade grande a coisa que você menos vai querer é ter um carro. O trânsito dentro de cidade grande é uma loucura, você vai ficar mais de 1 hora no trânsito em um caminho que você deveria gastar 15, 20 minutos. Outro fato é que geralmente (digo geralmente porque não são todas OK?!), geralmente as cidades grandes tem metrô, e esse sim é fácil de usar, não costuma ser caro e ele deve rodar na maior parte da cidade. Nesse caso você não precisaria de carro. Volto a dizer que, quanto mais dentro da cidade você morar mais caro será seu aluguel, então no geral as pessoas vivem no subúrbio e vão para o centro da cidade quando precisam, nesse caso tenha sempre em mente que fora da cidade não se vive sem carro! A parte boa é que carros aqui são bem mais baratos e você pode sim encontrar um carro decente por $2.000 ou $3.000 dólares.

-Escolha bem o local onde você quer morar!

Esse tópico vai complementar tudo o que disse no tópico anterior. Se você é uma pessoa que é acostumada a ter tudo perto de casa, andou um pouquinho já está no mercado, sempre morou mais centralizado, eu não indico que você more em subúrbios. Principalmente porque você vai estar sempre dependente de carros e eu tive muito problema com isso quando me mudei pra cá, porque eu morava em um bairro afastado e o mercado mais perto era uns 20 minutos da minha casa e eu tinha que dirigir no meio do mato, aqui geralmente tem veados, eles atravessam a pista durante a noite e acreditem, eles aparecem DO NADA, fora vários outros fatores, então era mais ou menos assim: fim de semana ia no centro da cidade, comprava o que tinha que comprar, e durante a semana evitava o máximo de sair. E eu morava em uma cidade mediana no Brasil, estranhei muito esse fato de não poder ir andando aos lugares e ter tudo perto e rápido. Se você também é assim procure morar em lugares mais centralizados, às vezes compensa pagar um pouco mais caro pelo aluguel e saber que você vai se adaptar mais facilmente. Isso é um dos motivos pra você pensar bem antes de ir. Veja muito sobre o clima, pense se você vai conseguir se adaptar ao frio ou calor extremo, pense que você terá que sair de casa de manhã pra trabalhar e vai ter que lidar com as temperaturas baixas nesses momentos. Tenha em mente desastres naturais como furacões, tornados, nevasca, etc... Tudo isso é muito importante e é muito mais fácil tomar uma decisão antes de vir do que ter que se mudar de um estado para o outro!

-Nem sempre é fácil encontrar comida conhecida.

Esse tópico aqui é o que eu mais ouço reclamações sobre: que saudade da comida do Brasil, a carne aqui não é igual, comprei isso aqui mas não fica igual o do Brasil. Gente, aqui você encontra sim mercados brasileiros, mas eles não são tão fáceis de encontrar dependendo do local onde você mora. Eles são caros comparados a outros mercados, não é uma coisa que você pode ir lá fazer compra todos mês, vai ficar muito caro. Você vai encontrar algumas comidas parecidas nos mercados americanos, mas nem sempre o sabor ou a textura da comida vai ser igual, principalmente pra carne. Então venha sabendo que você vai ter que se adaptar sim a comida americana.

-A cultura americana é diferente e você terá que se adaptar!

Sim, você vai passar muito mico e muito perrengue com as diferenças culturais, coisas do tipo: maneira de falar, pontualidade, gestos que são considerados falta de educação pra eles, mas não para nós, até mesmo a maneira de se vestir vai ser diferente da cultura deles e eu te digo, tem algumas coisas que dá pra deixar pra lá sim, mas tem umas que não dá pra não se adaptar, ou você se acostuma ou você vai sofrer. Vou dar um exemplo bem simples: brasileiro quando vai desligar o telefone é cheio de "tchau, fica com Deus, etc..", eu não sei se você já percebeu em filmes, mas os americanos nem mesmo dizem tchau, muitas das vezes eles desligam o telefone no fim de uma frase e isso É SUPER NORMAL. Eu demorei a me acostumar com isso! hahaha' Outra coisa muito comum é eles não responderem "por nada" quando você fala "obrigada", eles só dizem "aham" e segue o baile. É engraçado? Sim, mas como eu disse tem muitas coisas que não dá pra levar na brincadeira e você terá que se acostumar.

-Entenda que você irá se tornar um dependente da internet.

Eu acho que isso não é muita novidade, mas não poderia deixar de colocar nessa lista. Vocês tem ideia que até compra de supermercado eles fazem pela internet?? Sim, eles fazem, compram roupa, sapato, móveis, TUDO pela internet. O único jeito de fazer eles irem na loja é se eles não encontrarem o produto online, se estiver de promoção na loja ou se eles estiverem passeando e decidirem passar na loja, fora isso é tudo online. Me lembro de ir pegar um ônibus e chegou lá não tinha como comprar a passagem porque não tinha guichê, eu tinha que comprar a passagem ONLINE e só mostrar o recibo na hora de embarcar. Esses dias estava vendo meu marido reclamar que ele queria uma balança digital mas que não tinha mais na loja online e que ele ia ter que esperar, eu olhei bem nele e perguntei: "porque que você não vai na loja ver se tem?", "Nossa verdade, lá deve ter!!". Eu ri muito esse dia, mas foi uma das vezes que eu percebi o quanto eles são dependentes da internet e eu infelizmente também já estou me tornando dependente da praticidade! Hahahaha

-Pare de fazer conversão!

Essa é a primeira mania que você tem que se livrar, PARE DE CONVERTER TUDO PRO REAL! Todo brasileiro tem essa mania quando chega aqui, mas a verdade é que agora você ganha em dólar, então você vai pagar em dólar. Não sofra atoa convertendo tudo e achando que é tudo caro!

-Os direitos trabalhistas são diferentes.

Essa é a parte que eu quero ser mais realista. Aqui nós trabalhamos MUITO, algumas pessoas trabalham de 10h á 12h por dia, alguns levantam muito cedo pois precisam dirigir para o trabalho que fica a 1h de distância da casa deles, outros vão trabalhar e não tem hora pra chegar. Você pode sim encontrar trabalhos nas quais você vai trabalhar 8h por dia mas você vai precisar de um inglês decente e talvez algum conhecimento, mas quem trabalha com serviços manuais geralmente trabalha muitas horas por dia. As empresas normalmente te dão apenas 2 semanas de férias remuneradas, eles não recebem décimo terceiro e as regras para aposentadoria aqui são bem diferentes das do Brasil.

-Cuide de sua saúde!

Meu amigo, se tem uma coisa aqui nesse país que vai te fazer falir vai ser a saúde, então é bom que você cuide e muito bem dela! Aqui não existe SUS e volto a dizer que aqui você tem que pagar por TUDO, o remédio, a consulta, a injeção, exame, o que for, eles cobram por tudo e é muito caro! Você teria que pagar, por exemplo, em torno de $8.000 dólares por um parto, e isso é ridículo gente, porque a criança tem que nascer, então você não decide se paga ou não, ou você paga ou você paga! Existem sim vários planos de saúde, MAS você vai estar pagando em média $600, $700 dólares no mínimo para um plano de saúde que te dê cobertura. As empresas geralmente oferecem bons planos de saúde por um valor menor, mas tudo vai depender da empresa.

-Se quiser comer bem vai ter que pagar mais caro!

Como todo mundo sabe, a Terra do Tio Sam é a terra da comida enlatada. Aqui você encontra até ovo cozido no saquinho! Acho que foi a coisa mais absurda que eu já vi por aqui! Então, você já pode imaginar que as frutas, verduras e legumes também não escapariam dessa não é mesmo?! Aqui as laranjas e melancias não tem sementes, elas não tem bicho, algumas das verduras vem em pacotes já picadas, frutas também. Elas são cheias de agrotóxico e também geneticamente modificadas, então se você quiser ser aquela pessoa que come comida saudável e natural VAI TER QUE PAGAR MAIS CARO! Isso acontece porque comida orgânica aqui é mais cara do que a comida normal. Temos um mercado chamado Whole Foods que vende comida orgânica e eu não diria que os preços são altíssimos, mas não é aquela economia que você faz no Walmart por exemplo, os produtos chegam a ser $1 ou $2 dólares mais caros do que um mercado convencional.

-Tudo tem taxa!

Você está passeando, vê aquela lojinha de souvenirs, decide comprar um. Entra na loja, olha a etiqueta do globinho de vidro: "$1.00", "Nossa baratinho, vou levar!". Chega no caixa a atendente: "$1.25 sir". Mas pera, num era $1,00 dólar nera? Sim, o produto é $1 dólar, mas o imposto ou "taxa" como eles costumam chamar é 0,25 centavos, eles costumam cobrar por porcentagem, você paga o valor do produto e 10% de taxa em cima do produto por exemplo. E isso varia muito de estado pra estado, cada estado tem sua porcentagem. Agora, eu não quero nem falar do Imposto de Renda que é a famosa "Taxes" que eles dizem, os americanos chegam a pagar $10.000 dólares de Taxes por ano!!! Você não leu errado!! São $10.000 dólares!! Isso para uma pessoa que ganha em torno de $5.000 dólares por mês!! Sim gente!! A parte boa é que eles já descontam automaticamente do salário o valor necessário por mês, porque já pensou ter que pagar tudo de uma vez no final do ano??

-Experiência vale mais do que diploma.

Acreditem ou não aqui a experiência vale muito mais do que um diploma. As empresas sempre procuram por pessoas que tenham mais de dois anos de experiência para alguma vaga e nesse caso eles não se importam muito com sua faculdade, eles querem mesmo é saber se você sabe o que está fazendo ou não!


Bom gente, esses são alguns dos tópicos que eu queria trazer pra vocês, com certeza vou estar trazendo mais em breve!! Espero que gostem e se tiverem alguma dúvida mandem pra mim no meu instagram @thaistrangeira ou deixem aqui nos comentários!

Beijinhos!!





Comentários

  1. Adorei Thais

    Parabéns pelo trabalho bem feito e muito bem explicado ❤️

    Mírian

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como me mudei para os Estados Unidos?

Vale mesmo a pena morar nos Estados Unidos?