O que é o programa de Au Pair?

O programa de Au Pair vem crescendo cada vez mais e ele traz uma experiência incrível para meninas e meninos. Mas o que é o au pair? O que você faz? Como posso me inscrever? Quanto custa? Vamos então entender como funciona esse tão falado Au Pair:

- O que é?

O Au Pair é um programa onde você é contratado por uma agência, no meu caso foi a Cultural Care, para ser babá nos Estados Unidos. Sim, você precisa estar dentro de alguns requisitos, que variam de acordo com a agência, precisa ter menos de 27 anos e deverá passar por um processo de aprovação. O programa serve tanto para homens quanto para mulheres, mas eles tem requisitos diferentes para cada um. Esse intercâmbio te permite ficar de 1 a 2 anos nos Estados Unidos legalmente e também te dá o direito de estudar algum curso de sua escolha durante esse período de tempo. A família é obrigada a te dar um auxilio de $500 dólares para esse estudo e a au pair é obrigada a cumprir um certo número de créditos em alguma instituição do país. Assim como qualquer outro tipo de trabalho ou intercâmbio a au pair e a família devem seguir algumas regras e requisitos impostas tanto pelo governo americano quanto pela agência.


-O Processo

Depois de verificar se você se encaixa em todos os requisitos, você deverá preencher um formulário online no site da empresa e eles vão avaliar o seu perfil e checar se você pode ser um candidato ou não. Depois de checado, a minha agência (existem diferentes tipos de processos, dependendo da agência) marca uma entrevista com você para te conhecer melhor e avaliar o seu nível de inglês (que é um dos requisitos necessários e um dos mais importantes para o programa, irei fazer um post somente sobre o "Porque inglês é tão importante para intercâmbios"), depois de aprovado eles pedem alguns documentos e quando tudo estiver pronto e aprovado pela empresa você fica "online" no site da empresa. O que significa isso? As agências tem uma página onde as famílias americanas que estão precisando de babás podem ver o perfil de várias au pairs, de diferentes países e idades, e as famílias procuram uma babá que tenha um perfil que se encaixa melhor com a família. Por exemplo, se eles precisam de uma pessoa que dirija as crianças pra escola todo dia eles vão procurar por uma babá que tenha mais experiência com direção, ou se a criança gosta de piscina eles vão procurar por alguém que saiba nadar, etc... Então, quando você fica online você fica "visível" nessa página, fazendo com que uma família possa te escolher. Assim que as famílias entrarem em contato com você, você pode ler sobre a quantidade de crianças, os horários e os dias que você irá trabalhar, o que a família tem pra te oferecer, o estado em que a família mora, e todas as outra informações que você precisa saber. Depois de ambas família e au pair analisarem o perfil uma da outra elas vão agendar uma vídeo chamada com você, onde você poderá ver a família, fazer perguntas e também responder as perguntas da família. Depois de tudo feito, se as duas partes concordarem vocês irão ter o "match", que é onde a au pair e a família comunicam a agência de que estão em comum acordo e irão fechar o contrato de 1 ano.
O próximo passo depois de encontrada a família é o visto americano. O visto para au pairs é o visto de intercâmbio J1. A agência irá te entregar alguns documentos e formulários necessários e você deverá agendar e comparecer a um consulado americano para solicitar o visto que poderá ser aprovado ou negado pelo consulado. Depois de passado pelo processo do visto e o mesmo sendo aprovado você está pronta para a sua nova aventura! Você receberá as informações de voo através da agência e ai é só fazer as malas e contar os dias!
Chegando nos Estados Unidos, algumas agências possuem treinamentos, outras já não.A Cultural Care possui uma semana de treinamento em Nova Iorque, onde você fica em uma escola e recebe todos os treinamentos necessários. Depois de finalizada a semana, você vai para a casa da família hospedeira começar o seu ano. Lá você irá conhecer sua LCC, que é uma agente da empresa responsável por te ajudar com o que for necessário, ela também te dará auxilio se a família descumprir qualquer tipo de regra durante o seu ano como au pair. Depois de 1 ano você poderá decidir se quer voltar para o Brasil ou estender por mais 1 ano, completando então 2 anos, que é o tempo máximo de estadia que você poderá ter no país.

-Quanto custa?

O valor varia de empresa para empresa, mas o valor do programa gira em torno de 2.000 a 4.000 reais. Esse valor é somente o valor que deverá ser pago para a agência, você ficará responsável por outros gastos como a carteira de habilitação(para as agências que exigem habilitação), o visto, qualquer tipo de viagem que você precisar fazer, seja para fazer a entrevista na agência ou para tirar o visto americano, as bagagens são por sua conta e também é indicado levar uma pequena quantia em dinheiro para a sua viagem, que seria mais ou menos de $50 a $100 dólares(esse valor não é exigido, mas é indicado que você tenha pelo menos alguma quantia em caso de emergência).


-Vale a Pena?

Eu diria que vale muito a experiência, au pair tem sim muitos obstáculos, muitos perrengues, ás vezes as famílias não cumprem as regras, algumas famílias não são boas, elas passam muita raiva, todos sabemos que cuidar de crianças não é fácil. Mas, não são todas as famílias que são ruins, você pode trocar de família se for necessário, não são todas as crianças que vão te dar trabalho, não são todas as au pairs que tem problemas. Mas, o que você precisa entender é que todo e qualquer tipo de trabalho que você for fazer, seja no Brasil, seja nos Estados Unidos, seja na Europa, você vai passar raiva e vai ter seus pontos negativos. Você tem a LCC que vai te ajudar a manter as regras e as coisas da maneira que deve ser, então não se preocupe! Mas por outro lado, você não paga aluguel, não paga comida e na maioria das vezes tem um carro para o seu uso. Você pode viajar no seu tempo off, você vai conhecer uma cultura diferente, um país diferente, vai conhecer novas pessoas, vai aprender uma nova língua, vai expandir seus conhecimentos e sua mente. Portanto, SIM, vale muito a pena! Eu viria como au pair mais mil vezes se fosse necessário!


Então se você está pensando em vir como au pair, está com dúvida ou com medo, não tenha! Aproveite! Entre de cabeça nessa oportunidade e conheça um novo lado da vida!

Fiquem de olho no blog, pois em breve vou postar algumas dicas para quem estiver em processo ou está pensando em se tornar uma au pair!!

Beijinhos!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como me mudei para os Estados Unidos?

Coisas você precisa saber antes de se mudar para os Estados Unidos

Vale mesmo a pena morar nos Estados Unidos?